quarta-feira, 19 de abril de 2017

2º Domingo da Páscoa - Ano A

2º Domingo da Páscoa
A Misericórdia do Senhor
At 2.42-47 / Sl 118.1-4, 13-15, 22-24 / I Pe 1.3-9 / João 20.19-31

Resultado de imagem para Jesus e tomé icone

O Segundo domingo da Páscoa fala do Cristo Misericordioso que aparece a Tomé. Nosso roteiro irá da trabalhar a fé na misericórdia do Senhor. Esta fé nos restabelece para uma vida de vitória, testemunho e serviço. Vamos ler o Evangelho do Jesus Misericordioso e ver a vida e a fé da igreja primitiva. Seremos desafiados a viver em celebração e agir na confiança, mesmo nos momentos mais difíceis.

I. O Jesus Misericordioso - João 20.19-31
Em João 20.19-31 está registrado que Jesus ressuscitado aparece aos apóstolos na noite de domingo (19) e ministra a paz (19), a alegria (20), o comissionamento (21), o Espírito Santo (22) e o poder para perdoar pecados (23).
            Contudo, Tomé não estava presente quando Jesus veio (24) e por não ter tido a experiência de ver Jesus, agiu com incredulidade (25).
            Por isso, Jesus em sua misericórdia, aparece oito dias depois e diz a Tomé (27): “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”. Tomé é restaurado pela misericórdia do Senhor e diz (28): “Senhor meu e Deus meu”!
Jesus declara (29): “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”. O autor do Evangelho conclui que os sinais (31) “foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.
Os sinais foram registrados para que creiamos no Senhor. Contudo a nossa incredulidade pode nos atrapalhar de viver o melhor de Deus. Por isso necessitamos do Jesus misericordioso que vem renovar nossa vida e nos dá nova chance.
Você já agiu com incredulidade? Hoje você precisa da misericórdia de Deus para que área de sua vida? Tomé não estava na igreja e perdeu as bênçãos das ministrações do Senhor. O que aprendemos com esta história?

II. A Igreja do Jesus misericordioso - Atos 2.42-47
            A Igreja primitiva permaneceu firme na fé porque confiava no Jesus misericordioso.
            Atos 2.42-47 diz que a comunidade firmada na misericórdia do Senhor, perseverava na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações (42). Havia temor, sinais e prodígios (43). A unidade era notória (44) e o amor estava presente no desprendimento e na caridade (45).
            Os discípulos reuniam-se no templo e nas casas (46). Louvavam a Deus e contavam com a simpatia de todo o povo. “Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (47).
Era uma comunidade do amor porque tinham a presença do Cristo ressuscitado e confiavam na Misericórdia do Senhor. Isso fez a igreja crescer em número de salvos.
Como transformar nossa igreja na comunidade do amor? O que podemos fazer concretamente? O que você fará concretamente?

III. Celebrando o Jesus Misericordioso - Salmos 118.1-4, 13-15, 22-24
O Salmo 118 inicia com uma convocação a celebração (1): “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.
O salmista afirma que a misericórdia do Senhor é eterna (2-4) e precisa ser divulgada, pois ela nos ampara (13 - Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou), fortalece e nos salva (14).
O salmo profetiza sobre Jesus como a nossa pedra angular de salvação. Sua ressurreição e misericórdia nos faz regozijar e alegrar (22-24) para sempre.
Por isso, nossa vida precisa ser de celebração ao Jesus misericordioso. Não podemos viver dando lugar às criticas e as murmurações. Precisamos substituir todas as palavras de derrotas por palavras de ação de graças e fé. Diga sempre: Com Jesus é só vitória!
Você tem a prática de viver murmurando e reclamando?
Sua vida tem sido uma celebração ao Jesus misericordioso?

IV. Crendo no Jesus Misericordioso - I Pedro 1.3-9
A Misericórdia do Senhor nos regenerou para uma vida de esperança. Pedro diz (3): “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
Cremos que hoje temos uma (4) herança incorruptível, sem mácula, imarcescível (o que é impossível de corromper, incorruptível), reservada nos céus.
Cremos que somos (5) guardados pelo poder de Deus para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.
            Por isso, precisamos nos alegrar, mesmo que estejamos passando por tristezas e provações (6). São nas lutas que confirmamos a nossa fé e louvamos ao Senhor (7).
            A igreja crê no Jesus misericordioso e é vencedora. Pedro diz que a igreja era diferente da atitude de Tomé (8,9): “a quem (Jesus) não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”.
            Somos movidos pela fé. Cremos e obtemos a vitória na misericórdia do Senhor.
            Como está o seu nível de fé?
            Você consegue se alegrar no Senhor mesmo nos momentos de provações e tristezas?

Conclusão:
            Hoje fomos desafiados a agir na fé baseados na misericórdia do Senhor. Esta fé nos levará a ser o que Deus deseja que sejamos em todas as áreas de nossa vida. Com Jesus é só vitoria!

Oração:
Pai celestial, libertaste-nos do poder do pecado e trouxeste-nos para o reino de teu Filho; concede que Aquele cuja morte nos restaurou à vida, pela sua presença entre nós, nos erga até às alegrias eternas. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário