quarta-feira, 3 de maio de 2017

6º Domingo da Páscoa - Ano A

6º Domingo da Páscoa
A Missão dos Discípulos
At 8.5-8,14-17 / Sl 66.1-7,16,20 / I Pe 3.15-18 / Jo 14.15-21.

Imagem relacionada

            Jesus veio ao mundo para pregar o Evangelho, morrer e resuscitar. Ao voltar para o céu, Ele deixou seus discípulos com a missão de guardar os mandamentos, viver cheios do Espírito Santo, testemunhar os feitos de Deus e andar em santidade. Este é o trilho que devemos seguir para termos uma vida bem-sucedida diante de Deus e dos homens. 

I. Guardar os mandamentos - Jo 14.15-21
Quem ama Jesus guarda seus mandamentos (15). É fruto do amor e não fruto de mera obrigação. Contudo, só conseguimos viver os mandamentos do Senhor por causa da presença do Espírito Santo.
Jesus garantiu aos apóstolos que iria pedir ao Pai outro consolador para que estivesse sempre com eles (16). Este consolador é Espírito Santo que somente os discípulos poderiam receber (17). O consolador assumira o lugar de Jesus na vida da igreja (18). Ele é o Espírito de Jesus presente conosco.
Através do Espírito Santo os apóstolos continuariam vendo Jesus (19), estariam unidos ao Pai e ao Filho (20) e conseguiriam guardar os mandamentos.
Jesus diz (21): “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

II. Viver cheios do Espírito Santo - At 8.5-8,14-17
Como discípulos do Senhor, precisamos ser cheios do Espírito Santo.
O livro de Atos diz que Filipe foi anunciar Cristo em Samaria (5) e por causa dos sinais que operava, as multidões lhe atendiam (6). Havia libertação e curas (7) e grande alegria (8).
Os samaritanos foram batizados, mas ainda não tinham o Espírito Santo. Por isso que Pedro e João são enviados a Samaria para que os novos discípulos recebessem o Espírito (14,15). O texto diz que (17): “Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo”.
Após o Batismo nas águas, precisamos buscar o Espírito Santo. Viver cheio do Espírito Santo significa ter poder para realizar a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida. O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, é o presente que Jesus e o Pai nos enviaram. Precisamos desejar viver cheios do Espírito Santo.

 III. Testemunhar os feitos de Deus - Sl 66.1-7,16,20
Tudo que Deus tem realizado em nossa vida precisa ser testemunhado para a glória do Senhor e a salvação dos homens.
No Salmo 66, toda a terra é convidada a louvar ao Senhor (1-3), adorá-lo (4) e ver as Suas obras tremendas (5).
Precisamos testemunhar que Deus governa eternamente (7) e o que Ele tem realizado em nossa vida. O Salmista diz (16): “Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma”.
Todos precisam saber que Ele não rejeita a nossa oração e nem aparta de nós a sua graça (20).
Será através do nosso testemunho que as vidas serão salvas e libertas.

IV. Andar em santidade - I Pe 3.15-18
Crendo no Senhor ressuscitado, precisamos andar em santidade. Nossa vida e palavras precisam ser diferentes.
Precisamos estar santificados e preparados para responder a todos que pedirem a razão da nossa esperança (15).
Devemos ter bom procedimento diante dos que nos acusam. É exigido de nossa parte mansidão, temor a Deus e boa consciência (16).
Mesmo diante do sofrimento e da perseguição, precisamos perseverar em santidade. Pedro diz (17): “porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”.
Jesus é o nosso modelo de santidade. Ele morreu para nos conduzir a Deus. Sofreu na carne, mas foi vivificado no espírito (18).
Nunca deixe o caminho da santidade por causa dos problemas e perseguições. Permaneça sendo o que Deus deseja que sejas.

Conclusão:
O discípulo de Cristo sempre é vencedor. Nosso compromisso é guardar os mandamentos, viver cheios do Espírito Santo, testemunhar os feitos de Deus e andar em santidade. Nada poderá impedir a obra de Deus em nossa vida.

Oração
Pai eterno, o teu reino vai além do espaço e do tempo; concede que neste mundo de constantes mutações nos fixemos naquilo que permanece para sempre. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário