quarta-feira, 3 de maio de 2017

Dia de Pentecostes - Ano A

Dia de Pentecostes
Vinde Espírito Santo!
At 2.1-11 / Sl 104.1,24,29-34 / I Co 12.3-7,12,13 / Jo 20.19-23.

Resultado de imagem para ícone Pentecostes

O Dia de Pentecostes é a celebração da inauguração da Igreja do Senhor.
Jesus foi aos céus e enviou seu Espírito para morar conosco. Hoje precisamos do Espírito Santo para vivermos o Evangelho de Deus e realizar sua missão no mundo. Sem o poder de Deus não conseguiremos dar um passo. Sem o divino Espírito Santo nada realizaremos.

I. O Sopro do Espírito Santo - Jo 20.19-23
Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos e soprou sobre eles o Espírito Santo. Em João 20.21,22 está escrito: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.
Cinquenta dias após a Páscoa, no dia de Pentecostes, Deus enviou o Espírito Santo e todos foram cheios do poder de Deus.
É impossível fazer a obra de Deus sem o poder do Espírito Santo. Ele é o consolador enviado por Deus para estar ao nosso lado.
Hoje o Pai e o Filho estão no céu e o Espírito Santo está ao nosso lado para nos ajudar a realizar a missão de Deus no mundo.
Tudo é possível porque o Espírito Santo está constantemente conosco. Jesus soprou sobre nós e nos enviou para fazer a vontade de Deus.
Assim como o Pai enviou Jesus, nós fomos enviados, cheios do Espírito Santo, para ganhar almas e realizar sinais e maravilhas para a glória de Deus.

II. As Línguas de Fogo do Espírito Santo - At 2.1-11
Atos 2 fala do cumprimento da promessa de Deus ao enviar o Espírito Santo sobre a Igreja.
O Pentecostes é uma festa dos judeus que ocorre 50 dias após a Páscoa. Eles celebram o dia em que Deus deu a Lei ao povo Hebreu no Monte Sinai.
Neste exato dia de Pentecostes os discípulos foram cheios do Espírito Santo e testemunharam do amor de Cristo. Quase três mil pessoas foram batizadas pelo poder de Deus na vida dos apóstolos.
No Antigo Testamento a Lei foi escrita em pedras, mas Deus prometeu escrever a lei no coração das pessoas (Leia Jr 31.33).
No dia em que os judeus comemoravam a lei escrita em pedras no Sinai, Deus derramou o Espírito Santo e escreveu as leis no coração dos discípulos.
Com o poder do Espírito Santo a igreja avançou ganhando almas, consolidando e fazendo novos discípulos.
Os apóstolos receberam línguas de fogo e falaram o idioma dos estrangeiros (judeus que moravam em outros países) que estavam na Festa de Pentecostes. Cada estrangeiro ouviu a pregação em sua própria língua. Foi um sinal que trouxe libertação.
O texto diz que (2-4) “de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.
Com o poder do Espírito Santo a Igreja teve sua primeira expansão e cumpriu o Ide de Jesus.

III. O Poder Criador do Espírito Santo - Sl 104.1,24,29-34
O Salmo 104.30 diz: “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra”.
Em muitas igrejas, pelo mundo, este versículo é cantado no Dia de Pentecostes. É a profecia da vinda do Espírito Santo.
Deus envia o Espírito e Ele cria tudo novo. Com esta ação do Espírito Santo, a face da terra é renovada.
Precisamos do Espírito Santo para sermos pessoas novas. Renovadas diariamente. O Dia de Pentecostes sinalizou um novo tempo na vida dos apóstolos. Antes eles viam Jesus atuar. Agora, cheios, do Espírito Santo, eles passaram a exercer o ministério de Jesus no mundo com poder e autoridade.
Hoje precisamos clamar para que o Espírito Santo venha sobre nós e renove nossas vidas, nossas igrejas e nossas famílias. Somente com o Espírito Santo seremos pessoas renovadas.

IV. Os Dons do Espírito Santo - I Co 12.3-7,12,13
Paulo diz aos Coríntios que o Espírito Santo nos leva a Jesus. Ele nos ensina a aceitar o Senhorio de Cristo (3) e nos capacita com dons.
Os dons, os serviços e as realizações são diferentes, mas é o mesmo Espírito que opera tudo em todos (4-6). “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”(7).
Ele nos leva a unidade e nunca a divisão. Somos muitos membros de um único corpo. Todos nós bebemos de um único espírito. “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (13). Os Dons do Espírito Santo nos auxilia na realização da Obra de Deus. Sem os dons não temos as ferramentas necessárias para a obra. Ainda que tenhamos boa vontade, nada será feito.

Conclusão:
            Precisamos manter diariamente uma comunhão com o Espírito Santo. Ele precisa ser nosso amigo diário. Precisamos ouvir sua voz e realizar sua vontade. Com o poder do Espírito Santo realizamos o que jamais conseguiríamos realizar sem Ele. Devemos orar diariamente: “Venha Espírito Santo e renove minha vida”.


Oração
Deus Onipotente, neste dia abriste o caminho da vida eterna a toda raça e nação pela dádiva prometida do teu Santo Espírito, espalha este dom pelo mundo inteiro, mediante a proclamação do Evangelho, para que alcance os confins da terra; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

Eu e minha família no Cenáculo - local do Pentecostes - Veja vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário