domingo, 11 de junho de 2017

11º Domingo Comum - Ano A

11º Domingo Comum
Chamado e Envio
Ex 19.2-6 / Sl 100 /  Rm 5.6-11 / Mateus 9.36-10.8

Resultado de imagem para Jesus chama os apostolos ícone

Não fomos salvos para ficar parados. Enquanto estivermos aqui na terra, a nossa missão será testemunhar o Plano da Salvação para todos os homens. Cada discípulo é um missionário e cada pessoa é um campo missionário. Hoje a Palavra de Deus falará sobre nosso chamado ministerial como crentes no Senhor Jesus.

I. Obreiros para a Seara - Mateus 9.36-10.8
Somos chamados e enviados para a seara do mundo.
Em Mateus capítulo 9, Jesus se compadece das multidões por estarem aflitas e exaltas como ovelhas sem pastor (36), e diz aos discípulos que a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos (37).
Precisamos ver o mundo com este olhar de misericórdia e compaixão. Jesus diz que a solução é orar para que o Senhor da Seara envie trabalhadores (38).
            Após um longo período de oração, Mt 10.1-8 relata que Jesus chamou e enviou seus trabalhadores para a Seara dando-lhes autoridade para libertar e curar (1).
Ele separa os primeiros 12 trabalhadores e os chama de apóstolos (2-4). Foram especificamente enviados aos judeus (5,6) com a mensagem de que o Reino dos céus estava próximo (7) e com o dom para realizar milagres. Jesus diz (8): “Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí”.
Deus nos chama para trabalhar em uma área específica de sua seara, nos dá a mensagem e nos capacita com sinais e maravilhas. Precisamos apenas obedecer.

II. Obreiros das Boas novas - Êxodo 19.2-6
Somos chamados e enviados para pregarmos as boas novas de salvação.
Êxodo 19.2-6, diz que, quando o povo Hebreu chegou ao Sinai, Moisés subiu ao monte e Deus lhe deu uma missão (2,3).
Moisés deveria pregar as boas novas ao povo relembrando o que Deus fez livrando-os do Egito (4) e chamando-os para ouvir a voz do Senhor (5). Este era o caminho para serem abençoados.
A obediência gera bênçãos. O Senhor diz: (5,6) “sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa”.
Quando evangelizamos, estamos convidando o povo para ser abençoado em Cristo Jesus. Obedecer ao Senhor gera uma vida de milagres e sustento. Isso são as Boas-novas: a salvação é unicamente pela graça do Senhor e está disponível a todos.

III. Obreiros para as nações - Salmo 100
Somos chamados e enviados para levar o Evangelho para as nações. Quantas nações vivem sem conhecer e servir o Senhor Jesus? Muitas.
O Salmo 100 afirma que toda terra é convocada a celebrar com jubilo ao Senhor (1), servir a Deus com alegria (2) e conhecer que existe um único Deus que nos chama de seu povo e de seu rebanho (3).
Não há exclusão. Todos são convidados a entrar na presença de Deus (4). O salmista diz (5): “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade”.
Ore a Deus e se coloque a disposição para ser o que Deus deseja que sejamos.

IV. Obreiros do amor - Rm 5.6-11
Somos chamados e enviados para anunciar o amor de Deus ao mundo.
Nossa mensagem é simples e poderosa. Cristo morreu por nós quando éramos ímpios (6).
Paulo diz (8): “...Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Somos justificados e salvos pelo sangue de Cristo (9). Fomos reconciliados e salvos para a vida eterna (10) e nos gloriamos em Deus por esta reconciliação que recebemos em Cristo (11).
Nossa mensagem do amor é: “todo ser humano é um pecador perdido e somente Jesus pode salvar, perdoar e restaurar”.
Não somos obreiros da condenação ou do juízo. Fomos levantados como obreiros do amor de Deus. Nossa missão é compartilhar o amor em palavras e atitudes.

Conclusão:
            Fomos chamados e enviados para testemunhar do amor de Deus em Cristo Jesus. Nossa missão é gloriosa e Deus conta com o nosso trabalho na Missão. Você está disponível? Sua oração é “Eis-me aqui envia-me a mim”?

Oração: Pai celestial, envia teu Santo Espírito a nossos corações para que nos dirija e governe segundo a tua vontade, nos console em todas as nossas aflições, nos defenda de todo erro e nos conduza a toda a verdade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.











Um comentário: