quarta-feira, 12 de julho de 2017

15º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para semeador saiu a semear icone

15º Domingo Comum
Crescimento Espiritual
Is 55.10,11 / Sl 65.10-13 / Rm 8.18-23 / Mateus 13.1-23

            A Palavra de Deus irá nos revelar o processo do crescimento da fé em nosso coração mediante a ação da própria Palavra. Nosso coração é a terra e a semente é a Palavra de Deus. O Senhor trabalha para o crescimento da semente e este crescimento é acompanhado de dores e expectativas. Que neste estudo, a Palavra de Deus cresça um pouco mais em nosso coração.

I. Nosso coração é a terra onde a semente cai - Mateus 13.1-23
            Quando recebemos a Palavra de Deus, ela cai diretamente em nosso coração. Cada coração é uma terra diferente onde a Palavra irá brotar ou irá ser sufocada e morrerá.
            Para explicar esta verdade, Jesus contou a parábola do semeador. Quando o semeador saiu a semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um (4-8).
            Existem quatro corações: coração a beira do caminho, coração rochoso, coração com espinhos e coração com terra boa.
            Jesus explica (19-23): A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O diabo retira a Palavra do coração.  
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. A pessoa não suporta a perseguição por não ter raiz firme no Senhor.
O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Os prazeres do mundo sufocam a fé.
Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Este deixa a Palavra crescer e dá muitos frutos.
Nosso coração é a terra onde a semente cai. Por isso, precisamos sempre preparar nosso corações para receber a Palavra do Senhor e cumprir sua vontade.
ü  Como está seu coração? Que tipo de terra ele tem sido?

II. A Palavra de Deus é Semente - Isaías 55.10,11
A semente é a Palavra de Deus. Ela traz vida em si mesma. Tem o poder de germinar.
Isaías 55.10,11 diz que a palavra de Deus também é como a chuva que faz a semente brotar (10). O senhor diz: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.
Todas as vezes que lemos a Palavra de Deus, uma semente acompanhada da chuva do Espírito entra em nosso coração. As coisas de Deus só irão brotar em nossa vida mediante a semeadura da Palavra.
ü  Você tem lido a Palavra de Deus diariamente? Desejar começar esta prática quando?
III. O Crescimento da Semente em nosso coração é obra de Deus - Salmo 65.10-13
            Nosso coração é a terra que recebe a Semente que é a Palavra de Deus. Contudo, se nosso coração for terra boa, Deus dará o crescimento.
            Deus (10) abençoa a produção. O Salmo 65 fala do milagre do Senhor em enviar chuva e produzir o crescimento das plantações. O Salmista diz (11-13): “Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura, destilam sobre as pastagens do deserto, e de júbilo se revestem os outeiros. Os campos cobrem-se de rebanhos, e os vales vestem-se de espigas; exultam de alegria e cantam”. Este salmo aponta para o crescimento da Palavra de Deus em nossa vida.
            Nosso crescimento espiritual na Palavra é obra do Espírito Santo de Deus. Tenha a prática de orar antes de ler a Bíblia Sagrada. Peça ao Senhor que faça crescer a semente que será semeada em seu coração através da leitura bíblica.
ü  Como é sua vida de oração?  

IV. A Dor do Crescimento da Semente - Romanos 8.18-23
            Sabemos que existe a dor do crescimento. Esta dor também existe em nosso crescimento espiritual. Todos nós estamos insatisfeitos aguardando nossa redenção plena em Cristo.
Paulo diz que a própria natureza geme esperando a nossa total redenção. Só seremos adultos perfeitos e maduros no céu.
Este crescimento na terra é cercado por dores e sofrimentos. Mas não podemos parar de crescer.
A natureza conspira a favor da nossa maturidade espiritual. Paulo diz (22,23): “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.
Deseje ardentemente seu crescimento. Não pare de crescer.
ü  Você sente que tem crescido espiritualmente? O que podemos fazer para crescer?

Conclusão:
            A Palavra de Deus precisa crescer em nosso coração. Precisamos conhecer Jesus de verdade. Há urgência em lermos a Bíblia todos os dias. Nosso coração precisa receber a semente da fé e crescer na estatura que Deus deseja. Nosso modelo é o Senhor Jesus. Por isso que Paulo desejou o crescimento da Igreja até “que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.13).

Oração
Concede, ó Senhor, que o curso deste mundo seja governado em paz pela tua providência; e que tua Igreja possa servir-te com alegria e confiança; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


Um comentário:

  1. "Este crescimento na terra é cercado por dores e sofrimentos. Mas não podemos parar de crescer." É isso! Palavra abençoada!

    ResponderExcluir