quarta-feira, 26 de julho de 2017

17º Domingo Comum - Ano A

17º Domingo Comum
O Reino dos Céus
I Rs 3.5-12 / Sl 119.57,72, 76-77, 127-130 / Rm 8.28-30 / Mateus 13.44-52

Resultado de imagem para Jesus ensinando Icone

Hoje aprenderemos no Evangelho de Mateus um pouco mais com as parábolas do Reino. A leitura do Antigo Testamento falará da importância da sabedoria para vivermos os valores e desafios do Reino. O Salmo nos apontará o valor do Manual do Reino e terminaremos assumindo que somos cidadãos de um novo Reino. Pertencemos ao Reino dos Céus e ele vale mais do que tudo na terra. Glória a Deus.  

I. As Parábolas do Reino - Mateus 13.44-52
Em Mateus 13.44-52 Jesus conta quatro parábolas sobre o Reino dos Céus.
Ele nos ensina que o Reino dos Céus vale mais do que tudo na terra. Por isso Jesus disse que o reino (44) é “semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”.
Assim também ocorre com a parábola da pérola de grande valor (45,46). Deixamos tudo e vendemos tudo para alcançarmos esta pérola. Nada na terra é comparado ao Reino dos Céus.
Na terceira parábola Jesus fala sobre a separação que haverá entre os maus e os justos como os peixes bons e os ruins que os pescadores escolhem e separam (47-50).
Por último ele fala do escriba versado no Reino dos céus que, como um pai de família, tem condições de retirar do seu depósito coisas novas e coisas velhas para usar no seu dia a dia (51-52).
Estas parábolas nos ensinam a valorizar o Reino dos Céus sobre todas as coisas, a crer que o justo é recompensado e o ímpio será punido na consumação dos tempos e que precisamos de sabedoria para viver no Reino de Deus sem desprezar as coisas do passado e aproveitar as coisas da atualidade.
O Reino dos Céus precisa ser prioridade em nossa vida. Hoje pertencemos a outro reino: Pertencemos ao reino de Jesus.
ÿ       Deus é prioridade em sua vida? Como? Cite exemplo?

II. A Sabedoria para vivermos no Reino - I Reis 3.5-12.
            No reino dos Céus precisamos de sabedoria como o Escriba da parábola de Jesus.
Em I Reis 3.5-12 Deus apareceu para Salomão, filho do Rei Davi, e lhe disse (5): “Pede-me o que queres que eu te dê”.
Salomão pede sabedoria dizendo (9): “Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo”?
O Senhor se agrada de Salomão e diz (11,12): “Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá”.
Além da sabedoria o Senhor lhe acrescentou riquezas e poder. A sabedoria foi o caminho para a abertura de todas as outras portas. Somente com sabedoria conseguimos viver os valores do Reino dos Céus. Precisamos de sabedoria para dizer não ao mundo, para discernir a vontade de Deus e para cumprir o ministério que Ele tem nos dado.
ÿ       Você tem usado as palavras com sabedoria?

III. O Manual do Reino - Salmo 119.57,72, 76-77, 127-130
            Para vivermos o Reino de Deus é indispensável o manual do reino: a Palavra de Deus.
O Salmo 119 é um louvor a Palavra. A verdadeira sabedoria vem no acolhimento da vontade do Senhor mediante o conhecimento da Bíblia. Somente as Santas Escrituras podem nos dar entendimento para a salvação.
Para o salmista, a Palavra de Deus é a sua porção e herança (57). Vale mais do que o ouro e a prata (72). Ele encontrou a misericórdia e a salvação na Lei de Deus. Ela é o seu prazer (77). Ele aprendeu a amar os mandamentos do Senhor mais do que tudo na vida (127).
O salmista diz em ato de louvor: “Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (129,130).
Só valorizamos o Reino dos Céus quando temos conhecimento da Palavra de Deus. Só conhecemos Deus mediante sua Palavra Santa.
ÿ       Como tem sido sua leitura diária da Bíblia?

IV. Os Cidadãos do Reino - Romanos 8.28-30
            Jesus nos redimiu e nos introduziu em seu Reino. Somos cidadãos do Reino. Hoje somos mais do que vencedores e (28) “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Em Cristo fomos feitos conforme a imagem de Cristo (29). Nossa vida hoje reflete o Senhor Jesus.
Paulo diz que Deus, em Cristo, nos (30) predestinou, nos chamou, nos justificou e nos glorificou. Isso tudo ocorreu após aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador.
Ele mudou nossa vida e nos fez cidadãos do seu Reino.
ÿ       Você tem vivido como cidadão do Reino?

Conclusão:
            Você já parou para pensar que pertence há um reino que não é desse mundo? Jesus veio nos resgatar para sermos cidadãos do seu reino. Esta graça é melhor do que ouro, prata e bens. Quando realmente pertencemos ao Reino de Jesus e o conhecemos com profundidade, nunca o abandonamos. Assumimos nossa identidade e avançamos no projeto de Deus na terra.  Não fomos apenas salvos. Fomos salvos e introduzidos no Reino dos Céus.

Oração
Ó Senhor, de quem procede todo o bem, concede que, por tua santa inspiração, cogitemos o que é bom, e por tua orientação misericordiosa o executemos. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.




Um comentário: