quarta-feira, 16 de agosto de 2017

20º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para Jesus e a cananeia ícone

20º Domingo Comum
A Salvação dos Gentios
Is 56.1,6,7 / Sl 67.2,3,5-7 / Rm 11.13-15,29-32 / Mateus 15.21-28

Na Bíblia Sagrada existem dois povos: O povo da Promessa (Israel) e os povos gentios. Os gentios são os povos que não pertencem a Israel. Não estão debaixo da promessa de Abraão. Não são filhos carnais de Abraão.
Contudo, em Cristo Jesus esta barreira foi quebrada na cruz do Calvário. Javé é o Deus dos judeus e dos gentios (Rm 3.29). Os gentios são agora coerdeiros (Ef 3.6).  Por isso não há mais separação, pois todos são um em Cristo (Gl 3.28). Cristo é tudo em todos (Cl 3.11).
Hoje veremos a bênção da Salvação para todos os povos.

I. O Ensino sobre a Salvação dos Gentios - Mateus 15.21-28
Para ensinar aos apóstolos sobre a salvação dos gentios, Jesus se dirigiu as terras de Tiro e Sidom (terra dos gentios) e encontrou propositalmente uma mulher Cananéia pedindo a libertação de sua filha (22).
Jesus não lhe responde nenhuma palavra e os discípulos pedem para lhe atender e lhe mandar embora (23). Contudo Jesus deixa claro que, pela tradição, não poderia lhe atender. Sua missão principal era resgatar as ovelhas perdidas da casa de Israel (24).
A mulher não desiste e o adora e clama por socorro (25).
Para os judeus, os gentios eram como cães. Por isso o Senhor provoca os apóstolos dizendo (26): “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.
A mulher, demonstrando aos apóstolos o poder da fé e da perseverança, diz (27): “Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
Diante da fé da Cananeia, o Senhor afirma (28): “Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres”.
Sua filha foi liberta e os apóstolos foram ensinados que a salvação do Senhor também é para todos os gentios, sem exceção.
Este evangelho nos ensina a nunca fazermos acepção de pessoas. Todos podem ser salvos e libertos.

II. A Profecia sobre a Salvação dos Gentios - Isaías 56.1,6,7
            O que o Senhor fez acolhendo o pedido da Cananeia e abrindo a salvação para todos os gentios estava profetizado no Antigo Testamento.
A Salvação de Deus foi profetizada para todos os povos (1). O profeta Isaías diz que os estrangeiros se achegarão para servir e amar o nome do Senhor (6) e serão levados à Casa de Oração que era restrita apenas a Israel (7).
Os profetas anunciaram que a Salvação era para todos os povos. Por isso, precisamos enviar missionários a todos os povos da terra.

III. O Projeto de Deus para os Gentios - Salmo 67.2,3,5-7
Jesus se dirigiu para as terras de Sidom e Tiro, terra dos gentios, por que este sempre foi o projeto de Deus. O objetivo do Senhor era que Israel fosse um povo sacerdotal que evangelizasse todos os povos. Contudo, sabemos que Israel falhou em sua missão.   
Vemos no Salmo 67 que Deus deseja que todas as nações conheçam a graça da Salvação (2), louvem o nome do Senhor (3,5) e tenham a alegria que vem do céu (4).
No projeto de Deus a salvação dos Gentios sempre foi prioridade, por isso precisamos orar diariamente pela conversão dos povos não alcançados.

IV. Israel e a Salvação dos Gentios - Romanos 11.13-15,29-32
Jesus é o salvador dos gentios e o apóstolo Paulo recebeu a missão de ser o apóstolo dos gentios (13). Ele foi responsável de levar a salvação de Deus a todos os povos.
Na carta aos Romanos, Paulo nos ensina que Israel, em sua desobediência, permitiu que a salvação fosse compartilhada com todos gentios.
Um dia o povo de Israel será salvo (29) “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. Mas a dureza do coração de Israel permitiu a salvação dos gentios. Paulo diz (32): “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”.
Até mesmo a incredulidade de Israel foi uma estratégia de Deus para estender a salvação a todos os povos.
Não devemos ter ódio e aversão aos judeus. Pelo contrário, precisamos agradecer a Deus pelo povo de Israel e orar por sua conversão.

Conclusão:
                O Evangelista João diz que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Esta vida eterna é destinada a todos que aceitam Jesus como Senhor e Salvador. Em Cristo Jesus todos podem ser salvos: Judeus e gentios.
Por isso não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos nós somos um em Cristo Jesus. (Gálatas 3.28).

Oração
Deus Onipotente, que edificaste tua Igreja sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, sendo Jesus Cristo mesmo a principal pedra angular; concede que sejamos unidos em espírito por meio de seu ensino e feitos um santo templo aceitável a teus olhos; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.






3 comentários: