terça-feira, 14 de novembro de 2017

33ª Semana Comum - Ano A

33ª Semana Comum
Talentos
Pv 31.10-13, 19,20,30-31 / Sl 128 / I Ts 5.1-6 / Mateus 25.14-30

Imagem relacionada

A palavra de Deus hoje nos ensinará sobre os talentos. Na parábola de Jesus o talento é a nossa salvação que necessita ser desenvolvida e compartilhada. Nossos talentos precisam ser utilizados para o beneficio do próximo. Mas eles só serão eficazes se foram abençoados pelo Senhor. Nossa tarefa como discípulos é vigiar nossos talentos para que sejam uteis ao reino de Deus. Estudaremos os talentos como a dádiva da salvação e como os dons recebidos.

I. Talento e Salvação - Mateus 25.14-30
Em sua parábola, Jesus diz que Deus nos deu talentos segundo a nossa capacidade (14,15).
Uns desenvolvem seus talentos e ampliam o dom recebido por Deus (16-17).
Outros escondem a graça recebida (18).
No final dos tempos todos nós prestaremos contas dos talentos recebidos. Para aqueles que desenvolveram o talento, o Senhor dirá (21): “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.
Mas aquele que escondeu o talento e não o desenvolveu, receberá o seguinte juízo (26-30): “Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
Observe que o servo negligente perde a salvação. Por isso este texto não trata de talentos como dons (carismas), mas da graça da salvação que Deus deu a cada um de nós e que precisa ser desenvolvida.
Ou você desenvolve a sua salvação ou morrerá na caminhada da fé. A salvação é o talento que recebemos que precisa ser compartilhada e desenvolvida. Sem este trabalho diário de santidade, seremos servos maus e negligentes e perderemos a nossa salvação. Assim como uma planta que não é tratada morre.
Em Filipenses 2.12 Paulo diz: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”.


II. Talento utilizado em benefício do próximo - Provérbios 31.10-13, 19,20,30-31
Provérbio fala de uma mulher virtuosa e exemplar que desenvolveu o dom recebido por Deus. Soube trabalhar todas as capacidades recebidas em benefício do próximo.
A pessoa assim é mais valiosa do que finas joias (10). É bênção para a família em todos os sentidos (11-13). Além de abençoar sua casa, é a mão de Deus para o aflito e necessitado da sociedade (19,20).
O segredo da pessoa que desenvolve os dons de Deus a serviço do próximo é o temor ao Senhor.
Quem teme a Deus realiza tudo em excelência. “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras (30-31)”.


III. Talento abençoado - Salmo 128
            Ninguém consegue desenvolver seus talentos sem a graça do Senhor. Nossas capacidades só serão abençoadas quando temermos ao Senhor e andarmos nos seus caminhos (1): “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos”!
Haverá bênção no trabalho (2): “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”; e na família (3): “Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”.
            Podemos ter muitas coisas e permanecermos vazios. Não basta ter talentos. Precisamos ter os talentos abençoados pelo Senhor. Isso virá pelo temor a Deus (4): “Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR”!


IV. Talento e Vigilância - I Tessalonicenses 5.1-6
Paulo ensina aos Tessalonicenses que o Dia do Senhor virá como um ladrão de noite (1,2).
Quando o mundo estiver seguro em si mesmo, virão tempos de tribulação e a volta de Jesus (3): “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão”.
            Nós não podemos estar em trevas para que a volta de Jesus não nos pegue de surpresa (4).
            Devemos fazer o que Deus deseja, “negociar os nossos talentos”, sabendo que em breve o Senhor voltará e prestaremos contas da salvação e da missão que Ele nos deu.
            Para desenvolvermos nossos talentos, devemos trabalhar e vigiar (5,6): “porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios”.
            Quem dorme espiritualmente nunca desenvolverá sua salvação. Jesus diz: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.  (Ap 3:11).


Conclusão:
            Temos tudo que é necessário para desenvolvermos a obra de Deus em nós. Ele nos capacitou e nos deu talentos segundo a nossa capacidade. Nossa tarefa é andar no temor de Deus, obedecendo seus princípios e vivendo seus valores.

Oração
Ó Deus, cuja onipotência se revela principalmente em misericórdia e compaixão; concede-nos a plenitude da tua graça, para que, esforçando-nos para alcançar as tuas promessas, sejamos feitos participantes do teu tesouro celestial; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário