terça-feira, 5 de dezembro de 2017

2º Domingo do Advento - Ano B

2º Domingo do Advento
Domingo do Arrependimento
Is 40.1-5, 9-11 / Sl 85.9-13 / II Pe 3.8-14 / Mc 1.1-8

 Resultado de imagem para segundo domingo do advento
O Segundo Domingo do Advento tem como tema o arrependimento. Uma vez que Jesus voltará a qualquer momento, precisamos viver na prática diária do arrependimento. Os dois primeiros domingos do Advento falam da segunda vinda de Cristo. Assim como as profecias se cumpriram e Jesus nasceu em Belém, assim também as profecias continuarão se cumprindo e Jesus voltará para buscar a Igreja. Precisamos estar com um coração convertido para recebermos Jesus que em breve voltará.

I. O Evangelho do Arrependimento - Mc 1.1-8
O Evangelista Marcos recorre ao profeta Isaías para falar do ministério de João Batista (2): “Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho”.
João veio para preparar o caminho do Senhor no coração das pessoas (3).
Sua pregação era o “batismo de arrependimento para remissão de pecados” (4) e a chegada iminente do Messias (7,5): “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”.
O arrependimento era o critério inicial para o encontro com o Senhor. Jesus voltará e somente as pessoas arrependidas de convertidas para Deus poderão desfrutar de sua salvação e vida eterna.

II. A profecia do Arrependimento - Is 40.1-5, 9-11
O profeta Isaías anunciou o ministério de João batista 700 anos antes.
Ele viria para consolar o povo (1) com palavras de perdão (2). Iria preparar o caminho do Senhor (3) e a glória de Deus se manifestaria mediante o arrependimento (5).
É também um apelo para que venhamos anunciar as boas-novas do Senhor (9) que em breve voltará (10): “Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa”.
Seremos pastoreados pelo Senhor (11).
            Precisamos esperar a vinda do Senhor assim como João Batista esperou e anunciou sua chegada. Jesus nasceu em Belém e em breve voltará para buscar sua igreja.

III. A Salvação que virá - Sl 85.9-13
O Salmista fala da Salvação que viria com o Messias. É um salmo que alegra o nosso coração pela certeza de que o Jesus que veio, um, dia voltará para nos buscar. O salmista diz (9): “Próxima está a sua salvação dos que o temem, para que a glória assista em nossa terra”.
Ele descreve poeticamente a graça de Deus que será derramada na terra com a presença de Jesus (10,11): “Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar”.
Quando o Senhor Jesus voltar para estabelecer um novo céu e uma nova terra tudo será transformado (12-13): “Também o SENHOR dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto. A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos”.
Todo sofrimento e injustiça passarão. Deus fará tudo novo com a volta do Senhor. Devemos nos alegrar com a esperança e vivermos o arrependimento para participarmos desta maravilhosa festa.

IV. A Certeza da volta de Cristo - II Pe 3.8-14
            O Senhor está demorando em voltar?
            Pedro nos ensina que, para o Senhor (8), “um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”.
            Ele não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento (9).
            Deus tem dado oportunidade para que um maior número de pessoas aceite Jesus e cheguem ao arrependimento.
            Como sabemos que tudo será desfeito e destruído, nossa vida precisa ser “em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (11,12).
            Devemos nos empenhar apara sermos (14) “achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis”.
            O arrependimento é o caminho que nos prepara para a volta do Senhor.

Conclusão:
            A Palavra de Deus hoje nos desafiou a vivermos o arrependimento. Um coração quebrantado e convertido ao Senhor. Assim viveremos este ciclo de Natal e nos prepararemos para a volta do Senhor. Que nossa vida seja sinal de justiça, paz e fé. As pessoas acreditarão em Deus por nossa causa e por nossa coerência.

Oração
Deus Misericordioso, que enviaste teus mensageiros, os profetas, para pregar o arrependimento e preparar o caminho da nossa salvação; concede-nos a graça, para ouvirmos suas advertências e para abandonarmos os nossos pecados, a fim de saudarmos com alegria a vinda de Jesus Cristo, nosso Redentor, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário