terça-feira, 19 de dezembro de 2017

3º Domingo do Advento - Ano B

3º Domingo do Advento
Domingo da Alegria
João 1;6-8.19-28

Resultado de imagem para João Batista encontra com Jesus

O Terceiro Domingo do Advento fala da alegria do Natal. A encarnação de Jesus em Belém é o motivo de alegria para todos os povos. Em Cristo fomos aceitos e acolhidos na família de Deus. Jesus nasceu para nos buscar. Este domingo é chamado de Domingo Gaudete por causa da palavra em latim que significa alegria. O Natal sempre deverá ser uma solenidade de alegria, não importando as circunstancias. Devermos celebrar o nascimento do Senhor com muita festa e adoração.

I. A Alegria de reconhecer Jesus - Jo 1.6-8.19-28
            O Evangelista João inicia seu Evangelho falando do verbo de Deus que encarnou no mundo e foi acolhido e anunciado por João.
João veio (7) “como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele”.
O profeta João dizia claramente que não era o Cristo. Ele sabia quem era (23): “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”.
João tinha plena certeza da chegada de Cristo (26): “Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis”.
A grande alegria do Natal está em reconhecer Jesus como o que veio para nos salvar. Muitas vezes Cristo está no meio de nós e nós não o reconhecemos. Muitos irão comemorar o natal sem ter tido um encontro com Cristo. Natal com alegria está no reconhecimento de quem é Jesus.

II. A Alegria pelo ministério do Senhor Jesus - Is 61.1-2, 10-11
            Jesus veio em Belém para trazer as boas novas de Salvação a todos os povos. Esta é a grande alegria do Natal. O nome Jesus significa “Salvação de Deus”.
            Ele nasceu para (1) “pregar boas-novas aos quebrantados, curar os quebrantados de coração, proclamar libertação aos cativos, pôr em liberdade os algemados e apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; e a consolar todos os que choram” (1,2).
            O Natal exige alegria. Ele nos cobriu de vestes de salvação e nos envolveu com um manto de justiça (10).
            Quando reconhecemos o ministério do Senhor Jesus nos alegramos no natal.

III. O Salmo Alegre de Maria - Lc 1.46-54
O Evangelho de Lucas fala da alegria de Maria ao encontrar com Isabel e receber palavras de conforto. Maria foi usada por Deus para ministrar sobre Isabel e Isabel levou palavras de fé para Maria. Por causa desse encontro Maria canta ao Senhor. Seu cântico é conhecido como o Magnificat. É um salmo de Alegria.
            Com a alegria da gravidez de Jesus, Maria canta engrandecendo a Deus. Ela se alegra em Deus seu Salvador (47).
Reconhece que foi muito abençoada (48), sabe que Deus lhe fez grandes coisas (49) e confia em Sua misericórdia (50) e justiça (51-54).
Quem confia em Jesus tem motivos para se alegrar no Natal e em todo o ano novo.

IV. Sempre alegres no Senhor - I Ts 5.16-24
Paulo desejava que a Igreja fosse sempre alegre no Senhor (16): “Regozijai-vos sempre”.
Para que esta alegria fosse constante, Paulo apresenta alguns passos:
Oração (17), gratidão (18), não apagar o Espírito Santo (19) nem desprezar as profecias (20). Sempre reter o que é bom (21) e se livrar de toda forma de mal (22).
Devemos ter estas práticas no tempo do Natal e em toda nossa vida.
É importante fazermos um diagnóstico sincero de nossas condutas. O que Deus agrada e o que tem desagradado a Deus?
Nosso compromisso é amanhecer sempre alegres no Senhor.

Conclusão:
            Quando conhecemos o verdadeiro sentido do Natal, nos alegramos sempre. O Natal sempre será um motivo de alegria. Não é glutonaria nem bebedice. É Celebração ao Senhor que nasceu. Precisamos ser como os pastores de Belém que voltaram anunciando o nascimento do Senhor com muita alegria. Que possamos anunciar o natal de Jesus com a maior alegria que possamos ter. natal é alegria. Jesus nasceu!


Oração
Senhor Jesus Cristo que, na tua primeira vinda, enviaste o precursor para preparar o teu caminho, concede à tua Igreja a graça e o poder para converter muitos ao caminho da justiça, a fim de que, na tua segunda vinda em glória, encontres um povo agradável aos teus olhos, ó Tu, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário