terça-feira, 19 de dezembro de 2017

4º Domingo Comum - Ano B

4º Domingo Comum
O Ofício Profético do Senhor Jesus
Marcos 1.21-28

Resultado de imagem para Jesus pregando na sinagoga

                Jesus exerceu a missão de Rei, Profeta e Sacerdote. Hoje veremos o ofício profético do Senhor. Ele é Filho que fala da parte de Deus. É o profeta que Deus levantou para anunciar seu Evangelho. Hebreus 1.1 diz: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”.
           
I. O Ofício profético do Senhor Jesus - Mc 1.21-28
            Jesus, como Filho de Deus, exerceu sua missão profética com poder e graça. Ele começou seu ofício ensinando na Sinagoga de Cafarnaum (21). Todos ficavam maravilhados de sua doutrina, “porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (22).
            Os demônios reconheceram que este profeta era o Santo de Deus (23,24). Com autoridade o Senhor disse ao demônio que estava no corpo de um homem (25,26): “Cala-te e sai desse homem. O espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele”.
            Todos se admiravam do exercício profético do Senhor. As pessoas diziam (27): “Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem”!
            Jesus exerceu seu ministério em obediência total ao Pai. Precisamos da ação de Jesus em nossa vida para que sejamos pessoas melhores, curadas e possamos exercer nosso ministério com a autoridade do Senhor.

II. O Profeta Prometido - Dt 18.15-20
            Jesus é Rei, Profeta e Sacerdote. O povo de Israel esperava com ansiedade a vinda do messias. Uma das funções do Messias era ser o profeta prometido a Moisés.
            Moisés pregava dizendo (15): “O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás”.
            Ele havia recebido a Palavra de Deus que dizia: “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas” (18,19).
            Este profeta é o Senhor Jesus. Ele é o verdadeiro profeta de Deus.
            Hebreus 1.3 diz: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”.
            Em Jesus nós temos toda a Palavra de Deus. Além dele ser profeta, Ele é a própria profecia. Ele é o verbo de Deus que habitou entre nós (João 1.1-3).

III. Nossa atitude para com o profeta de Deus - Sl 95.1-2,6-9
            Quando conhecemos Jesus por experiência própria, entendemos que Ele é tudo para nós.
            Nossa atitude é de cantar, adorar e celebrar o Rochedo da nossa salvação (1). “Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos”.
            Reconhecemos que Ele nos criou, por isso o adoramos. Ele é o nosso Deus e nosso pastor (6,7): “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão”.
            Nossa atitude deve ser de adoração diária. Nunca deixe de celebrar as obras de Jesus em sua vida.

IV. Como servir ao Profeta de Deus - I Co 7.32-35
            Em I Co 7.32-35 Paulo fala dos solteiros e casados. Todos precisam servir ao Senhor, mas há diferença entre ambos.
            O solteiro tem mais liberdade para cuidar das coisas do Senhor e o casado tem o compromisso de cuidar das coisas da família. “Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido” (32-34a).
            Um homem casado tem que colocar Deus acima da família, mas nunca colocar a obra de Deus acima da família. Temos compromissos e horários para com a obra de Deus, mas não podemos negligenciar nossos compromissos de amor, tempo, finanças e dedicação a família.
Todos nós servimos ao Profeta de Deus: o Senhor Jesus. Por isso precisamos ter discernimento com relação ao namoro, noivado e casamento. Precisamos descobrir qual a vontade de Deus, e qual sua missão para nossa vida de casados e de solteiros.

Conclusão;
            Descobrimos que Jesus é o profeta prometido por Deus a Moisés. Ele é a voz de Deus e a própria profecia. Quando amamos e servimos ao Senhor Jesus, conseguimos discernir como adorá-lo e como viver a vida de tal forma que o agrade.


Oração
Concede-nos a graça, ó Senhor, para responder prontamente ao chamado de nosso Senhor Jesus Cristo e proclamar a todos os povos as Boas Novas da sua salvação, para que nós e o mundo todo contemplemos a glória das suas maravilhosas obras; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário