terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Natal do Senhor - Ano B

Natal do Senhor
Solenidade do Natal
Lucas 2.1-14
Resultado de imagem para nascimento do Senhor Jesus 

Hoje celebramos com o mundo inteiro a solenidade do Natal. Comemoramos o dia de Natal durante oito dias (oitava de Natal). É a grande festa de adoração pelo nascimento do nosso redentor. Jesus nasceu para a cruz. Veio para a Páscoa. Em seu projeto estava a Semana Santa e sua Paixão. Cantemos alegremente o Natal do Senhor lembrando-se de seu ministério em nos salvar e libertar. Nasceu o Redentor!

I. A Profecia do Natal - Is 9.1-6
            Os profetas falaram do nascimento do Senhor Jesus e de seu ministério. Todos os livros do Antigo Testamento apontam para Cristo Jesus.
            Isaías, profeta de Deus que ministrou 700 anos antes de Cristo, fala com detalhe de seu nascimento e ministério.
            Fala da glória que iria aparecer na Galiléia com o ministério do Senhor (1). “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (2).
            A vinda do Messias traria alegria (3), libertação (4) e paz (5).
            Qual o motivo de tanta festa? O profeta responde (6): “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
Jesus é o Deus que veio morar entre nós na noite de Natal.

II. O Cântico do Natal - Sl 96.1-3,11-13
            Os anjos cantam pelo nascimento do Senhor aos pastores de Belém. O Salmo 96 também nos ordena a celebrar com cânticos o nascimento do Senhor (1-3): “Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas”.
            Jesus nasceu na noite de Natal. Por isso “alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude” (11).
            A natureza precisa celebrar o Cristo que veio. Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do SENHOR (13).
            Que nesta noite santa e durante estes oitos dias de Natal, possamos nos regozijar no Senhor. Jesus nasceu para nos salvar.

III. A Teologia do Natal - Tt 2.11-14
            Paulo explica com muita sabedoria a teologia do Natal do Senhor.
            Foi a graça de Deus que se manifestou para salvar a todos os homens (11).
            Cristo nos educou para que possamos renegar o pecado e vivermos de forma sensata, justa e piedosa (12).
            Devemos celebrar o natal olhando para a volta do Senhor.
            Jesus nasceu, morreu, ressuscitou, foi assunto aos céus e voltará para buscar a Igreja. Paulo diz (13,14): “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.
            Jesus nasceu para nos salvar e nos transformar em povo seu. Povo zeloso de boas obras. O Natal de Cristo transformou nossa vida. Louvado seja o Senhor.

IV. A História do Natal - Lc 2.1-14
            Lucas narra com muita atenção o nascimento Senhor.
            Ele relata que José e Maria moravam em Nazaré e tiveram que ir a Belém por causa do recenseamento de César Augusto (1-4), uma vez que José era da descendência de Davi e havia nascido em Belém.
            Maria estava grávida e estando eles ali em Belém, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (5-7).
            A falta de lugar na hospedaria os obrigou a irem para um estábulo. Jesus nasce como o Cordeiro de Deus. Estábulo é lugar de cordeiro, vaca, cavalos, etc.
            Os primeiros a saberem do Natal foram os pastores que estavam no campo guardando seu rebanho durante as vigílias da noite.
            Um anjo aparece e diz (10-12): “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”.
            Muitos anjos aparecem e cantam (14): “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.
            Os pastores vão ao presépio e adoram ao Senhor e depois voltam testemunhando o milagre do Natal.
            Devemos ser como estes pastores de Belém. A graça nos alcançou e hoje precisamos anunciar a todos a salvação que vem de Deus: Jesus Cristo nosso Senhor.

Conclusão:
            Natal é a encarnação de Deus. Ele veio morar conosco. Ele está em nosso meio. Que possamos aceitar Jesus pela fé e viver os valores do Evangelho. Que nosso coração seja a manjedoura que acolheu Jesus. Assim iremos amar a Deus na pessoa do próximo e seremos verdadeiras testemunhas do natal. Feliz Natal.


Oração
Ó Deus, que fizeste esta noite santa brilhar com a verdadeira luz; concede a nós que conhecemos o mistério dessa luz sobre a terra, tenhamos no céu o gozo perfeito de sua presença, onde contigo e com o Espírito Santo vive e reina um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário