quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

1º Domingo da Quaresma - Ano B

1º Domingo da Quaresma
Quaresma: A Tentação do Senhor Jesus
Marcos 1.12-15

Resultado de imagem para Jesus é tentado


No primeiro Domingo da Quaresma o Evangelho trata da tentação sofrida pelo Senhor Jesus. Marcos é breve. Lucas e Mateus trazem mais pormenores da tentação. Apesar de ser breve, o Evangelho de Marcos é rico em significados. Vamos hoje aprender algumas lições para a nossa Quaresma:

I. Quem levou Jesus ao deserto foi o Espírito de Deus.
Mc 1.12 diz:  “E logo o Espírito o impeliu para o deserto”.
O próprio Espírito de Deus permite e conduz o Senhor Jesus ao deserto.
Na Bíblia o deserto é lugar comum para o homem santo. Moisés vai ao deserto. Elias caminha ao deserto (I Reis 19.4).
Deserto fala de encontro com Deus, mas fala também de encontro com os nossos limites. É baseado em nossos limites e concupiscências (desejos) que somos tentados. Muitas vezes Deus permite a tentação com um propósito que não entendemos.
Tiago diz que o Senhor não tenta ninguém. Somos tentados pelos nossos próprios desejos carnais. Nossa natureza carnal é adubo para as tentações do diabo (Tg 1.12-15).

II. Jesus permanece quarenta dias no Deserto.
Mc 1.13 diz:   “...onde permaneceu quarenta dias...”
A tentação de Jesus tem um limite. Tem um início e tem um fim.
O deserto do Senhor Jesus durou uma quaresma. Assim também Moisés ficou no monte do Senhor uma quaresma. Elias caminhou uma Quaresma até ter um encontro com Deus (I Reis 19.8). O povo de Israel caminhou quarenta anos no deserto. Jonas pregou que em quarenta dias Deus iria destruir Nínive (Jonas 3.1-10).
O número quarenta simboliza tempo de tentação, provação, sofrimento, arrependimento e preparação. Muitas vezes Deus permite quaresmas em nossa vida para o nosso próprio crescimento. O importante é saber que toda luta tem um fim. A palavra final não é a luta nem o sofrimento. A Palavra final é Jesus Cristo, todo-poderoso, o dono da nossa história.

III. Foram Quarenta dias sendo tentado por satanás.
Mc 1.13 diz:   “...onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás...”
Os Evangelistas Mateus e Lucas descrevem os detalhes da tentação (Mt 4.1-11; Lc 4.1-13):
·         Transformar pedra em Pão (Quebrar o santo jejum);
·         Se jogar para ser sustentado por anjos (tentar Deus)
·         E adorar Satanás em troca do reino do mundo (Trocar Deus pelas coisas materiais, poder e glórias terrenas).
Se Satanás teve a ousadia de tentar o próprio Senhor Jesus, também irá, constantemente nos tentar. O objetivo do diabo é nos tirar do projeto de Deus.
Mateus e Lucas relatam que a resposta de Jesus sempre foi: “Está Escrito...” Diante de qualquer luta, provação ou tentação, devemos citar as promessas da Bíblia e ter a Palavra de Deus como nossa poderosa espada (Ef 6.17).

IV. O Senhor só tinha a companhia das feras.
Marcos diz que ele estava com as feras (1.13). As feras referem-se aos animais que viviam no deserto da Judéia. Infelizmente, em momentos de desertos, alguns amigos desaparecem.
Existem desertos que somente as feras estão ao redor. Isso fala de total isolamento do Senhor no deserto. Ali não estava sua mãe, nem seus amigos. Ele estava sozinho cercado por feras e sendo tentado por Satanás. Nós também podemos passar por esses momentos. Mas precisamos permanecer firmes na fé (Ap 2.10).
  
V. Jesus foi servido por anjos.
Marcos 1.13 diz: “ mas os anjos o serviam”.
O Senhor Jesus teve a assistência dos anjos de Deus. No momento mais difícil de sua vida, os anjos sempre estiveram presentes.
O cristão também tem a assistência dos anjos de Deus diariamente (Sl 34.7). Pela graça do Senhor Jesus, nunca estamos sós. Deus envia seus anjos para trazer o conforto, o livramento e a direção. Graças a Deus, o ministério dos anjos é uma verdade na vida do cristão.

Conclusão:
Após a tentação, o Senhor Jesus fica sabendo que João Batista estava preso e decide ir para a Galiléia. (Mc 1.14). Na Galiléia o Senhor prega o Evangelho de Deus dizendo: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Esta é a mensagem da Quaresma: Arrependimento e fé no Evangelho.

Quaresma é tempo de jejum, arrependimento e conversão. É tempo de reafirmar nossa total fé no Senhor Jesus. Quem crê não foge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário